sábado, 24 de outubro de 2009

A experiência da África



Viemos da Região de Nairóbi, que compreende 7 países: Uganda, Congo, Sudão, Ruanda, Quênia, Tanzânia e Burundi.

Uganda é conhecida como “país verde” mas, em contraste com sua riqueza do solo, atualmente tem-se a concentração urbana, o crescimento desordenado, o uso indiscriminado do isopor e o lixo acumulado nas ruas.

Em Kampala, a nossa vida de comunidade dá luz para nossa cidade. Em 2002, os Jovens por um Mundo Unido iniciaram uma campanha de sensibilização para a ecologia. Durante um encontro de um dia, aberto à sociedade (uma jornada aberta), foi feito um pacto com todos os setores da cidade – todos se manifestaram dispostos a se unir para resolver os problemas das cidades, a começar pela questão do lixo, que era muito sério.

Num certo bairro muito pobre, depois das chuvas, muito lixo se acumulou nas ruas, e os governantes não se interessavam em tratar desta questão. Com ajuda de especialistas de uma universidade, os jovens elaboraram um manual de 10 pontos, um decálogo, e o distribuíram pelas cidades juntamente com sacos de lixo. Fizemos uma campanha que saiu na TV nacional. Participaram mais de 50 pessoas nesta nossa ação, que durou a tarde toda (das 14h às 19h). Recolhemos lixo em diversos locais. Com megafones, pedimos aos habitantes que ajudassem a melhorar as condições da cidade, e conseguimos que o caminhão da prefeitura nos acompanhasse e recolhesse o lixo, algo de muito raro naquele bairro.

Durante nossa ação, um adolescente começou a perder sangue pelo nariz, e então uma enfermeira que estava por perto o atendeu prontamente e não cobrou pelo seu serviço, que seria o esperado naquele bairro. Ela apenas agradeceu muito pela campanha, e disse que Deus não lhe deixaria faltar nada.

Depois dessa nossa ação, as autoridades decidiram ajudar financeiramente aqueles que se dispusessem a recolher o lixo regularmente.

Nenhum comentário: