sábado, 22 de outubro de 2011

O Brasil se encontra com Annamaria e Domenico

Neste momento o congresso se dividiu em 20 grupos, unindo duas ou mais regiões da mesma língua, para aprofundar os temas do encontro e permitir a manifestação de todos. A Secretaria Central se desmembrou entre os grupos para escutá-los. Nestas duas horas de “reciprocidade”, acumulou-se uma surpreendente vitalidade de experiências e projetos e a decisão de continuar ligados para enriquecer-nos das idéias e troca das experiências.

O Brasil, em especial, tratou da proposta de escola de Humanidade Nova na Mariápolis Ginetta, nos dias 23 a 25 de janeiro de 2012.

O clima da nossa reunião com Annamaria e Domenico foi muito bom, descontraído, livre, sincero, onde se via a espontaneidade de todos em se expressar e colocar as próprias ideias. Toda esta espontaneidade foi fruto de nossa unidade.

Alguns pontos que foram tratados:

Com relação ao encontro de Humanidade Nova na Mariápolis Ginetta (23 a 25 de janeiro/2012), que se realizará entre os encontros dos Responsáveis de Núcleo (19 a 22 de janeiro) e dos Voluntários em Formação (26 a 29 de janeiro), Annamaria e Domenico confirmaram sua vinda ao Brasil depois de alguns dias, logo após o encontro com Emmaus.

A ideia é que o encontro de HN poderia ser uma extensão do programa dos Responsáveis de Núcleo e uma introdução do encontro dos Voluntários em Formação. Annamaria e Domenico frisaram que, como são envolvidos 3 encontros, o programa deve ser visto previamente com os Delegados de Região. Também foi dito pela Annamaria que os Delegados de Humanidade Nova é que têm a responsabilidade primordial sobre o programa, pois são eles que conhecem a fundo as questões de cada região relativas à Humanidade Nova. Annamaria e Domenico estarão sempre de acordo com o que for visto pelos Delegados de HN com os Delegados de Região.

Outro aspecto muito debatido na reunião foi a questão dos EMPENHADOS, que seriam os “internos de HN”; porém, são pessoas que sabem fazer unidade (“mais vale o menos perfeito em unidade do que o mais perfeito em desunidade” - isto foi sublinhado pelo Domenico). Ficou bem claro que os empenhados são muito importantes e devem ser convidados, mas não se deve confundir os aderentes com os empenhados. Os delegados de HN deverão dizer quem são os verdadeiros empenhados e convidá-los.

Annamaria perguntou qual dos mundos nós considerávamos mais importante para fomentar seu desenvolvimento. Houve certo consenso sobre o Mundo da Politica e Cidadania. O Jenijunior, delegado da Região Norte, falou sobre sua experiência no Mundo dos Relacionamentos entre Povos, Etnias e Culturas, especificamente com as comunidades descendentes dos povos indígenas, e que a Annamaria gostou muito, considerando que talvez seja uma outra alternativa.

Por fim Annamaria e Domenico falaram para estarmos atentos quanto à programação, pois são somente 3 dias de encontro.

Saímos felizes do encontro porque foi um contato direto e aberto com eles, com perguntas bem variadas. Para muitos de nós, que trabalhamos há bastante tempo com HN, este contato direto com os Delegados Mundiais era muito esperado.

3 comentários:

Diário de Bordo disse...

O Blog é uma importante forma de levar o ideal do Movimento para os internautas e para o mundo. Gostaria de sugerir mais um endereço para ficar registrado no Blog de Humanidade Nova. www.familiasnovasbsb.blogspot.com
Visitem tb para conhecer todo o nosso conteúdo.
Romero

Cida Pina disse...

Daldegan e Margarete, obrigada pelo valioso trabalho de vocês! Vendo as fotos e relatório revivi com grande alegria, aqueles momentos maravilhosos que vivemos juntos. Agora temos que arregaçar as mangas para trabalharmos intensamente para a Escola de HN em janeiro. Conte com a minha total unidade! No viver a Palavra, Cida Pina

Escolafraterna disse...

Obrigado Daldegan e Margarete pela especial contribuição e por poder compartilhar e reviver momentos de plenos de graça. Vamos continuar unidos para levar avante a Escola de HN de janeiro e o que mais há de vir. Unidíssimos, Mauro Alegre.